Swift

GENGIVOPLASTIA + OSTEOTOMIA - DURANTE O PROCEDIMENTO!


Oláaa amores! Hoje to aqui pra contar um pouquinho da experiência da gengivoplastia + osteotomia, e explicar como foi durante o procedimento, e nos dois primeiros dias de pós-operatório; Valendo ressaltar que no post haverão imagens do procedimento, portanto se você é sensível, recomendo não ver. 

VAMOS LÁ!

Eu fiz a gengivoplastia que é a redução da gengiva + osteotomia que é a retirada/dissecção dos ossos da extensão da gengiva, por isso o meu pós operatório não foi tão tranquilo quanto alguém que simplesmente faz a retirada da gengiva, afinal nesses casos a cicatrização ocorre em segundo plano e é muito mais rápida do que com a retirada/raspagem dos ossos. 

Esse é o meu sorriso antes da cirurgia, em ambos é nítido que o meu sorriso é completamente gengival. Na primeira foto um sorriso espontâneo durante uma conversa com uma amiga, já na segunda foto aquele sorriso pra pose de instagram, que obviamente eu evitava e tentava esconder ao máximo pra não aparecer a gengiva, como na primeira foto.
Antes do inicio de todo procedimento foram feitas duas anestesias para que eu não fosse exposta, afinal é um procedimento invasivo e que incomoda bastante, mas graças a Deus não senti nem uma dorzinha se quer durante todo o procedimento.
É feita a anestesia tópica que é uma pastinha que deixa sua boca dormente, e em seguida a anestesia local, que são agulhadas por toda extensão da gengiva e céu da boca, felizmente graças a anestesia tópica não sentir nem a dorzinha das agulhadas, o que tornou tudo mais tranquilo. O nervoso existia, mas a dor nem passou perto. HAHAHA.

Essa foto demonstra a "marcação do quanto de gengiva será retirado, no meu caso foram 4mm e 3mm em algumas circunstâncias;


Nessa foto a gengiva já foi retirada de acordo com o tamanho necessário visto pelos Dr's que cuidou do meu caso, e de ante mão já quero agradecer imensamente tanto ao DR. Victor Iamuti e a DRA. Daianny Fernandes, pelo cuidado e por toda atenção e carinho que deram ao meu sorriso. 

Passado da gengivoplastia, tive que fazer a osteostomia, que é justamente o que deixou o meu pós operatório mais doloridinho, consiste na remoção dos ossos durante toda extensão da gengiva, normalmente causada por uma deformidade esquelética, que é o meu caso. E por isso, a minha gengiva foi toda exposta para fazer a raspagem dos ossos.

Cada caso é um caso, e no meu caso havia necessidade da retirada, pois a gengiva acompanha a formação dos ossos, e caso eu não fizesse a raspagem, depois de algum tempo a gengiva voltaria a ser como antes, e não era isso que queríamos, por isso tive que passar por ambos os procedimentos. Mas isso vai da avaliação do seu ortodontista juntamente com o seu caso; 
Mais uma vez VAMOS ENALTECER DR. VICTOR E DRA DAIANNY, NÃO É MEXMO?!

Por fim, após ser feita toda raspagem dos ossos ao longo da gengiva, houve um modelamento para que após a cicatrização a gengiva tome a proporção e formato correto e necessário, mais do que uma obra de arte;
O procedimento durou em média 4hs e 20 min, e eu comecei a sentir dor no finalzinho das suturas, já que a anestesia estava passando o efeito, mas graças a atenção do DR. Victor, que durante todo o processo me perguntava se estava tudo ok, e se estava tudo bem, foi refeito a aplicação da anestesia pra que não me deixasse exposta a dor.
Ao longo da cirurgia foram refeita a anestesia apenas 2 vezes, 1 durante o processo, que eu comecei a sentir o manuseio  e pedi que anestesiasse novamente, e sem pestanejar eles refizeram a anestesia, e no finalzinho, ja na sutura. 
Esse é o meu antes e depois, já com a sutura feita, e a gengiva toda modeladinha. Eu particularmente estou amando, e super ansiosa pra ver o resultado por completo, que é claro, estarei compartilhando com vocês e retirando as respectivas dúvidas, BASEADO É CLARO, na minha experiência com o procedimento.

Nos primeiros dias de pós operatório um dente ficou sangrando, mas eles foram tão cuidadosos comigo, que mandaram mensagem perguntando como eu estava, e me tranquilizou quanto ao sangramento que é normal, já que eles abriram toda extensão da gengiva. 


Hoje no segundo dia de pós, já estancou o sangue, mas ainda aparece umas pontinhas, e por isso lavo, coloco compressa gelada, to abuusando dos sorvetes, e fazendo a antissepsia de forma correta, sem contar do uso das medicações - antibiótico, anti-inflamatório e remédio para dor - tudo isso orientado e prescrito pelos meus ortodontistas. 


Quanto a dor: durante o procedimento = 0 dor pra mim; Em contrapartida no pós operatório to sofrendo um pouquinho, porquê dói e incomoda bastante, principalmente quando os medicamentos já estão pra passar o efeito, sendo assim, inciando uma nova dose, que alivia bastante. 

Mais uma vez, agradecimentos primeiramente á Deus, por ter permitido e guiado tudo, e aos maravilhosos cirurgiões - DR. VICTOR e DRA DAIANNY FERNANDES, super atenciosos,  e incríveis. GRATIDÃO DEFINE. 

E ai? tem alguma dúvida? fala pra mim!
Logo mais voltarei contanto sobre o resultado final, após a retirada dos pontos, e é claro com bastante foto de sorrisãaao! 
Kissu. 

Keep your eyes open!

9 comentários

  1. Muito obrigada pela contribuição, Nanda! Vc não sabe o quanto me ajudou com o seu post.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações de gengivoplastia. Estava procurando sobre gengivoplastia a algum tempo.

    ResponderExcluir
  3. Qual a diferença entre a cirurgia osteotomia e ortognatica?

    ResponderExcluir
  4. Quantos dias você ficou com os pontos ?

    ResponderExcluir
  5. Olá! O cirurgião dentista decide na hora se vai realizar a osteotomia caso haja necessidade?

    ResponderExcluir
  6. Meu caso é igual o seu por isso tenho medo porq tem q mexer com osso e aqui na minha cidade não tem profissionais tão capacitados

    ResponderExcluir
  7. Oi, pode me falar qual a média de preço ? Fui indicada a fazer esses mesmos procedimentos e me falaram um valor absurdo de caro, além de me deixarem com medo

    ResponderExcluir