Swift

As 13 razões para não deixar de assistir: '13 Reasons WHY'


13 Reasons why é uma série original da netflix, que estreou no ultimo mês, e é claro já criou diversas polêmicas, discussões e reviravoltas entre os espectadores, principalmente pelo fato da série abordar um tema tão delicado, complicado e um problema público quanto este: depressão. 
A série se passa grande parte em âmbito escolar, alternando entre as vidas dos personagens, mostrando seus relacionamentos familiar, escolar, e social, e o quão isso pode-se tornar prejudicial.

Confira agora alguns tópicos, abordados pela série, identificados por mim.
Lembrando que o post não revela nenhum acontecido na série, para evitar possíveis spoilers, e sim, somente alguns aspectos observados por mim que são relevantes a serem tratados aqui no blog, portanto isso não refere-se a uma analise, resumo ou qualquer outro tipo de conteúdo relacionado diretamente aos acontecimentos. 

1- Necessária
A série é necessária, tanto pra familiares, pessoas com transtornos e pessoas que acompanham, ou tem qualquer contato com alguém que apresente sinais depressivos. Além de ajudar com as possíveis consequências que atos pequenos possam acarretar na vida da pessoa com o problema, e identificar que nada "é só um drama", e sim identificar como "UM PROBLEMA", e diga-se de passagem, um sério problema. 

2- Bullying
Sabe-se que a vida escolar não é fácil pra ninguém, e que a grande maioria já sofreu com o bullying em algum momento da vida, é uma problemática de longo prazo e que precisa ser tratada com maior atenção e cuidado, principalmente por saber que isso ocorre com crianças e adolescentes, e que em ambas as faixas etárias existem as vítimas, mas que principalmente, em ambas as faixas etárias, também inclui-se os AGRESSORES. 

3- Sinais
Fiquem atentos aos sinais. Pessoas com transtornos psicológicos, depressão ou deprimida, liberam sinais, muitas vezes considerados exagero ou drama por parte do expectador, mas que muitas vezes é na verdade um pedido de socorro. 

4- Diálogo
É importante que a família exerça o diálogo no seu âmbito domiciliar, tanto com as crianças quanto com os adolescentes, quanto mais cedo começar a manter o diálogo, mais fácil será lidar com as situações e as alternativas que poderão ser achadas para solucionar o problema.

5- Família x Escola 
É de extrema importância que exista uma correlação e comunicação entre a escola e a família, sabemos que grande parte do nosso tempo é no âmbito escolar, portanto é importante verificar questões como comportamento, questões sociais e os inter-relacionamentos que é mantido na escola. 

6- Vítima x Agressor´
É necessário reconhecer a vítima, buscar a melhor maneira de ajudar, tratar e acompanhar, porém é muito necessário que se reconheça o agressor, afinal é dai que parte todo o pivô para um possível desequilíbrio psicológico. 

7- Depressão
A série retrata a depressão e transtornos psicológicos, e não especificamente sobre suicídio como muitos podem se confundir e ate em casos extremos visualizar como um incentivo. Além de retratar esse assunto tão delicado e complexo, vislumbra formas de identificar a doença como um problema público. 

8- Álcool x drogas x auto aceitação x relacionamento social
Mais alguns itens da problemática abordada na série é o abuso do álcool e das drogas entre os adolescentes, que de uma certa forma acaba influenciando absurdamente o comportamento e os distúrbios enfrentados, principalmente quando co-relacionado á auto aceitação ou ao nível social de relacionamentos.  

Esses foram alguns dos tópicos dos quais eu identifiquei que a série tentou retratar, e passou pro público de uma forma absurdamente intensa e real.

Espero que tenham curtido, e que tenha despertado o interesse pela série, ah e se você assim como eu assistiu e amou, e tem algum outro aspecto identificado, coloca aqui nos comentários pra quem sabe ja complementar o que eu disse aqui. 

Kissu! 

Keep your eyes open!

0 comentários